Tica No Esporte
Ética no Esporte
Utilização de recursos ilícitos (doping) – Aos atletas terem possibilidades em usar recursos ilícitos ou agressivos, não pensam duas vezes, para vencer adversários ou superar adversidades, aceitam naturalmente assumir atitudes ilegais e injustas. No esporte o exemplo típico dessa característica é o uso de substâncias ilegais para a melhoria do desempenho (doping). São vários os casos já revelados sobre atletas que se doparam para tentarem obter sucesso, mesmo pagando um “alto preço”, como prejudicar sua saúde por causa dos efeitos colaterais do doping ou problemas que poderá criar para as outras pessoas, desde colegas de equipe até a família. Para o competidor é uma vantagem, mas de for pego é uma desvantagem, pois dependendo do que ele usar irá dar mais resistência, maior folego, mais massa muscular do que seus concorrentes e isso levará vantagem acima dos demais. Existem alguns que ajudam a diminuir a fadiga e aumentar a rapidez.
Substâncias ilícitas e consequências provocadas no organismo - Entre todas as drogas e substâncias dopantes que encontrámos podemos dividi-las em vários grupos e classes, sendo estes:
- Esteroides anabolizantes
- Estimulantes
- Analgésicos
- Beta-bloqueantes
- Hormonas peptídicas
- Agentes massacrantes
- Beta-agonistas
Os esteroides anabolizantes apresentam muitos problemas a nível físico e o seu consumo prolongado pode provocar danos muito sérios no organismo, pois cada homem está geneticamente “programado” para certo nível de hormonas androgênicas, como a testosterona, e ultrapassado esse limite, o organismo não terá capacidade suficiente para responder, existindo diversos tipos de efeitos como: calvície, acne, aumento da agressividade, ginecomastia (desenvolvimento anormal dos seios), hipertensão arterial, hipertrofia da próstata e de outros órgãos (como o coração), paragem de crescimento (quando utilizados durante a puberdade), impotência sexual, esterilidade, insónias, desregulações ao nível do