sistema agrario e níveis de desenvolvimento
A liderança é necessária em todos os tipos de organizações humanas. É essencial em todas as funções administrativas. O administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, assim sendo, liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à concessão de um ou de diversos objectivos específicos.
A liderança joga um papel preponderante na condução das pessoas para o alcance dos objectivos organizacionais. O líder é responsável por criar um ambiente criativo e incentivar a inovação, produção e a alta perfomance dos membros da equipe.
Nestes termos, este trabalho pretende compreender o processo de liderança na autoridade Tributária de Moçambique, tendo como enfoque a gestao de equipes, e está divido em três momentos, sendo o primeiro, da introdução, objectivos, metodologia e relevancia do tema; o segundo tratará da revisão da literatura inerente ao tema proposto; o terceiro para além de fazer análise do objecto de estudo em relação a teoria, fará a conclusão e respectivas recomendações.
1.2 Objectivos 1.2.1. Geral.
Compreender o processo de liderança na Autoridade Tributária de Moçambique(ATM), tendo como enfoque a gestão de equipes.
1.2.2. Específicos.
Descrever o processo de liderança:
Identificar os aspectos relacionados com a liderança no que tange a gestão de equipes
Analisar a gestão de equipes na Autoridade Tributária de Moçambique(ATM)
1.3. Relevancia do tema
Torna-se importante analizar este tema, uma vez que as organizações modernas, por causa das exigencias do mercado que é competitivo, para sobreviverem, precisam de adoptar modelos de gestão que concoram para o alcance dos seus objectivos.
Neste contexto, a ATM tem adoptado uma metodologia de gestão virada para os resultados, desta forma as lideranças jogam um papel fundamental para a prossecução dos objectivos, daí que o factor humano joga um papel