CREDITO AGRARIO EM MOÇAMBIQUE
Documento de Trabalho
CRÉDITO AGRÁRIO
João Mosca, Natacha Bruna, Katia Amreén Pereira e Yasser Arafat Dadá
Nº11
Novembro de
2013
1
O documento de trabalho (Working Paper) OBSERVADOR RURAL (OMR) é uma publicação do
Observatório do Meio Rural. É uma publicação não periódica de distribuição institucional e individual.
Também pode aceder-se ao OBSERVADOR RURAL no site do OMR (www.omrmz.org).
Os objectivos do OBSERVADOR RURAL são:
Reflectir e promover a troca de opiniões sobre temas da actualidade moçambicana e assuntos internacionais. Dar a conhecer à sociedade os resultados dos debates, de pesquisas e reflexões sobre temas relevantes do sector agrário e do meio rural.
O OBSERVADOR RURAL é um espaço de publicação destinado principalmente aos investigadores e técnicos que pesquisam, trabalham ou que tenham algum interesse pela área objecto do OMR. Podem ainda propor trabalhos para publicação outros cidadãos nacionais ou estrangeiros.
Os conteúdos são da exclusiva responsabilidade dos autores, não vinculando, para qualquer efeito, o
Observatório do Meio Rural.
Os textos publicados no OBSERVADOR RURAL estão em forma de draft. Os autores agradecem contribuições para aprofundamento e correcções, para a melhoria do documento final.
2
CRÉDITO AGRÁRIO
João Mosca, Natacha Bruna, Katia Amreén Pereira e Yasser Arafat Dadá1
1.
INTRODUÇÃO
O crédito é importante para a actividade económica. O financiamento do investimento (médio e longo prazo) e de tesouraria (tesouraria), bem como de défices contabilísticos públicos e privados, e necessidades de tesouraria (financiamento de curto prazo), são utilizados por agentes económicos privados e pelas famílias assim como pelo Estado.
É voz comum que o acesso ao crédito tem sido difícil, seja por factores de oferta como de procura, sendo este um obstáculo ao crescimento da produção, investimento, inovação tecnológica e geração de emprego, entre outros