contabilidade
Sobre o capital de giro, Gitman (1984, p. 279) comenta que:
Abrange a administração das contas circulantes da empresa, incluindo ativos circulantes e passivos circulantes [...] e que os ativos circulantes da empresa devem ser suficientemente consideráveis de modo a cobrir seus passivos circulantes, se garantindo com isso uma margem razoável de segurança.
Desta forma, é percebido como um dos elementos mais importantes da administração financeira, sendo que estes ativos representam em média 50% do ativo total da empresa.
O capital de giro deve ser constantemente, acompanhado pela gerência financeira, visto que sofrem impactos diariamente dos efeitos da economia.
O Capital Circulante Líquido, que é representado pela diferença dos ativos e passivos circulantes, é o que determina se a empresa possui ou não recursos para saldar sua dividas no curto prazo.
Com a finalidade de exemplificar tal discurso, será adotado que a empresa Nunes S.A. possui o seguinte balanço, apresentado na Tabela abaixo:
Quadro 1 - Ativos e Passivos Circulantes da Empresa Nunes S.A.
Fonte: Do autor
A empresa Nunes S.A. com seus dados apresentados na tabela acima está na seguinte situação:
No entanto a empresa não pode garantir que irá vender estes estoques ou receber a duplicata, o que gera um dilema a ser resolvido. Há varias maneiras para a empresa conseguir honrar suas dividas, entre elas as mais comuns são: aumento na quantidade de vendas; desconto de duplicatas no banco; ou até mesmo empréstimos.
Para a administração do capital de giro devemos estudar a Administração das Disponibilidades para determinar como será