Espectro de emissão de gases
1 - Objetivo 2
2 – Resumo 3
3 - Introdução Teórica 4
3.1 - Espectros atômicos 4
3.2. – Espectroscopia 6
3.2.1. – Breve historia de espectroscopia. 6
3.2.2. Modelo experimental. 7
3.3 - Modelo de Bohr 8
3.3.1 – Postulados de Bohr 8
3.3.2. – Linhas espectrais e a série de Balmer. 9
3.4 - Redes de Difração 10
4 - Procedimento experimental 12
4.1 - Materiais utilizados 12
4.2 - Cuidados que foram tomados durante o experimento. 12
4.3 - Ajustes realizados no inicio do experimento. 13
4.4 - Medidas realizadas 13
5. Resultados 15
6 – Conclusão 19
7 - Referências 20
1 – Objetivo
Temos por objetivo neste experimento, analisar o espectro emitido por gases de lâmpadas diferentes e estudar o fenômeno de difração que ocorre quando o feixe de luz atravessa a rede de difração. Com os valores obtidos dos comprimentos de onda das linhas dos espectros dos gases, devemos, através de busca na literatura, determinar qual é o elemento que o compõe.
2 – Resumo
A espectroscopia é um artefato bastante utilizado para identificar propriedades de cada elemento. Tudo começou com a observação da luz solar sendo dividida em sete cores por um prisma. Com isso, foram percebendo que quando a luz era incidida em certos gases, os espectros formados eram diferentes para cada material. Assim essa técnica começou a ser usada para observar o comportamento de cada elemento. Utilizando um goniômetro, conseguimos observar as linhas espectrais do gás de hidrogênio e também foi observado um gás desconhecidos onde conseguimos obter linhas espectrais desse elemento e comparando com os espectros já conhecidos conseguimos identificar o gás presente na lâmpada.
3 - Introdução Teórica
3.1 - Espectros atômicos Newton mostrou, em 1665, que a luz branca podia ser decomposta em diversas cores que hoje sabemos que compõe o espectro eletromagnético. Dá-se o nome de espectro eletromagnético o