SISOP
CPU bound - Utiliza mais CPU do que entrada e saída de dados;
IO bound - São processos que fazem um maior uso de dispositivos de entrada e saída, mais interação com o usuário.
2- Os sistemas multiprogramáveis surgiram de um problema existente nos sistemas monoprogramáveis, que é a baixa utilização de recursos do sistema, como processador, memória e periféricos. Cite qual foi a grande alteração necessária no sistema operacional para a implementação da multiprogramação.
Foi a implementação dos sistemas primitivos, que a capacidade do sistemaoperacional de tirar um processo da cpu para que outro possa utilizá-lo, caso este não faça nenhuma requisição de IO, saindo assim da cpu.
3- Em termos gerais, explique o que é interrupção. Cite e explique os dois tipos de interrupção.
Interrupção é um sinal enviado pelo hardware para mudar o status do processo.
4- Na década de 60, a partir do monitor residente, surgiu o conceito de multiprogramação. Durante a mesma década, iniciaram as primeiras experiências com sistemas timesharing que se disseminou na década de 70.
Qual a diferença conceitual entre multiprogramação e timesharing.
A multiprogramação utiliza o tempo ocioso do CPU em outros processos que estão na fila para serem executados.
O conceito de time-sharing é adivisão do tempo de execução pela quantidade de usuários, alacando um determinando tempo para cada um, dando a impressão de ter um computador dedicado para cada um.
5- A operação "desliga o temporizador" deve ou não ser privilegiada?
Justifique.
Deve ser privilegiado, pois o desligamento do temporizador pode permitir que um processo monopolize a utilização da CPU.