AXIOLOGIA – UMA CIÊNCIA DOS VALORES
CARLOS ALBERTO SILVA GUIDA
MATRÍCULA:
CURSO DE
RESENHA CRÍTICA: FILOSOFIA DOS VALORES
PROFESSORA:
AXIOLOGIA – UMA CIÊNCIA DOS VALORES
Estamos diante da professora Adriana Magalhães, que nos conduz pelo tema, definindo e esclarecendo os seus limites e contornos.
Ela sistematiza seu discurso nos apresentando, com vistas ao seu aprofundamento, mais destacadas linhas sobre axiologia.
Assim, o texto se desenvolve iniciando-se com a definição de axiologia, que, segundo informa, é a teoria filosófica responsável por investigar esses valores, concentrando-se particularmente nos valores morais. E porque cai no campo dos valores, não pode se esquivar de falar de ética e estética, eis que lugares comuns.
Não obstante isso, não passou despercebido o fato de que nem todos os pensadores aderiram à axiologia. A definição da axiologia como "ciência dos valores" é descartada por sociólogos e filósofos, como Nildo Viana, sendo o termo considerado insustentável, já que tal ciência não existe concretamente e nem foi sistematizada intelectualmente. A definição mais comum de axiologia, a de que ela é um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo dos valores também é descartada por Viana, pois para este pensador, a ética já é o ramo da filosofia que se dedica ao estudo dos valores. Uma outra definição é fornecida por Nildo Viana, segundo a qual axiologia seria o padrão dominante de valores em determinada sociedade. Neste sentido, ele cria o termo antagônico de axionomia que expressa os valores autênticos dos seres humanos, ou seja, compatíveis com a natureza humana. Diversos sociólogos dedicaram-se ao estudo dos valores, mas geralmente não utilizaram o termo axiologia, a não ser no sentido de ser sinônimo de "valorativo".
Neste contexto, a autora destaca vários pensadores, tais como, da Alemanha Max Scheler e John Rickert e da França Ruyer e R. Polin. Toldos eles tendo em comum a teorização sobre a axiologia, mas, também, e, especificamente, quanto