Resumo das Bacias Hidrográficas Brasileiras
Aluno: Alex Gabriel R. Martins Engenharia Ambiental
Prof.:_____ Hidrologia Aplicada
Bacias Hidrográficas
Bacia Hidrográfica da Amazônia
Esta é a maior bacia hidrográfica do mundo, apresentando uma extensão aproximada de 7 milhões de km², destes 4 milhões de km² estão dentro do território brasileiro nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. O principal rio desta bacia é o rio Amazonas tendo como principais afluentes os rios Negro, Solimões, Branco, Juruá, Xingu, Japurá. A bacia tem como vazão total de 208.145 m³/s, ou seja contando as contribuições hídricas em território brasileiro e estrangeiro.
Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia
Esta é a maior bacia de drenagem inteiramente brasileira, possuindo 767.059 km². Fica localizada nas regiões central e norte do Brasil, dentro dos estados de Tocantins, Goiás, Pará e Mato Grosso do Sul. A bacia apresenta dois rios principais, o Araguaia e o Tocantins, um dos afluentes do rio Amazonas, no total gerando uma vazão para a bacia de 13.799 m³/s.
Bacia Hidrográfica do São Francisco
A maior parte desta bacia fica localizada na região nordeste do país, ocupando 640.000 km², atravessando os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até a foz, na divisa entre esses dois últimos estados. O rio principal é o rio São Francisco, seus principais afluentes os rios Pardo, Ariranha, Grande e das Velhas. A vazão média anual do rio São Francisco é de 2.846 m³/s, apresentando variações de 1.077m³/s a 5.290m³/s.
Bacia Hidrográfica do Paraná
Esta bacia faz parte da bacia Platina, que abrange os países Argentina, Bolívia, Brasil, Uruguai e Paraguai. No Brasil, ocupa a região sudeste e sul possuindo 879.860 km². O rio principal é o rio Paraná tendo os rios Tietê, Paranapanema e Grande como principais afluentes. Essa bacia tem como principal característica presença de rios de planalto e encachoeirado, assim apresentando um grande potencial de geração de energia elétrica.