Requalificação Urbana do Córrego Ferrugem
DE CHEIAS DO CÓRREGO FERRUGEM
Arthur F. L. de Araújo*
Guilherme M. Carvalho*
Lucas Felipe L. Barreto*
Murilo V. Padrão Neto*
RESUMO
Este trabalho apresenta o Projeto da Requalificação Urbana e Ambiental e Controle de Cheias do Córrego Ferrugem que será implantado nos municípios de Belo
Horizonte e Contagem. Este projeto implantará três bacias de detenção no Córrego
Ferrugem para diminuir o volume de água que chega ao Ribeirão Arrudas e evitar as inundações na região. Nas localidades das bacias há moradias irregulares, assim, o projeto implantará Conjuntos Habitacionais destinados aos moradores destas regiões. Palavras-chave: Requalificação. Bacia. Córrego. Inundações.
1. INTRODUÇÃO
Todos os anos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as áreas mais baixas topograficamente e próximas a córregos e ribeirões sofrem com as inundações que devastam patrimônios públicos e privados, e algumas vezes, vidas. Nas áreas ao entorno do Ribeirão Arrudas não é diferente. Este possui uma capacidade hidráulica estimada em 580,57 m³/s e parte desta vazão é proveniente de um dos seus afluentes, o Córrego Ferrugem.
Na região em que será feita a obra serão atingidas um pouco mais de 7.000 habitantes. Os governos municipais, estadual e federal unirão recursos e investimentos para financiar as habitações sociais, as bacias de detenções e todas as obras de infraestrutura urbana. Todo este investimento tem o orçamento aproximado a R$204 milhões.
Este projeto contempla o envolvimento de diversas áreas do conhecimento, como saneamento básico, meio ambiente, educação ambiental e sanitária,
* Alunos da Graduação em Engenharia Civil no Sexto Período na Escola de Engenharia Kennedy
habitação social, equipamentos urbanos, drenagem urbana e sistema viário.
Cada uma destas áreas fornecerá ações que impactaram a região do Córrego
Ferrugem com o objetivo de reter a capacidade hidráulica do Ribeirão Arrudas.