IMPACTO AMBIENTAL EM UMA SUCATA
Engenheiro Ambiental- Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
Eng.kemerich@yahoo.com.br
RESUMO
Neste trabalho, fez-se um levantamento ambiental de uma sucata localizada no município de Santa Maria. Para isso utilizamos amostras de solo que foram analisadas laboratorialmente, verificando a umidade de 5% e resistência uma média de 163,2 (kg cm-2) do solo. No córrego que se encontra ao lado do terreno da sucata analisaram-se a condutividade da água à montante e à jusante, média de 0,30 e o seu pH com média de 6,88. Mas, devido ao terreno ter sido aterrado de 3 a 5 metros, não foi possível coletar dados do lençol freático, geomorfologia e drenagem. A sucata está classificada como “seleção de resíduos classe II”, embora apresente alguns resíduos de classe I-perigosos, mas estes não são manuseados e são recolhidos por uma empresa terceirizada, que é a responsável pelo seu devido fim. Apesar disto, ela está se adaptando às normas da legislação, e não apresenta impactos ambientais graves que possam causar danos irreversíveis ao meio ambiente.
Palavra-chave: Levantamento ambiental; Resíduos; Impacto ambiental.
INTRODUÇÃO
O crescimento urbano desordenado e o aumento populacional contribuem de forma negativa ao meio ambiente.
A produção de insumos cada vez mais modernos e viáveis economicamente faz com que as fábricas produzam uma quantidade maior do que é consumida, gerando estoque e aumento do uso de matérias-primas e o conseqüente acúmulo de resíduos nos centros urbanos. Com o avanço da tecnologia, foi necessário o uso de metais para a conservação e armazenamento de produtos.
Com isso, gera-se a necessidade de produção em larga escala de vários tipos de metais, tais como: alumínio, aço, ferro, cobre, entre outros.
Assim, estes metais que servem como embalagens de produtos, acabam por tornarem-se resíduos de descarte domiciliar e industrial, que se mal descartados, podem