sumario
O sumário é enumeração das divisões, seções e demais partes de uma publicação, num livro, num relatório ou documento análogo, na mesma ordem e grafia com a respectiva numeração das páginas iniciais. Apresenta o conteúdo sob a forma de plano: deve manifestar não apenas as etapas de estudo, mas também o sentido e manifestando a sua coerência desde o titulo ate a conclusão. Tem uma estrutura claramente organizada, de construção lógica, cronológica e determinada.
Em contraste com um resumo ou uma revisão, um sumário não contém interpretação e nem opinião. Apenas a opinião do escritor original é reflectida – parafraseada com palavras novas sem citações do texto original.
1.1Como elaborar um Sumario
Deve ser localizado como último elemento pré-textual. Um sumário inicia com o título, nome do autor, tipo de texto e a ideia principal do texto. A palavra “sumário” deve estar centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias. Há subordinação dos itens destacada pela apresentação tipográfica utilizada no texto. O título de cada seção deve ser digitado com a mesma fonte em que aparece no texto, mas se podem fazer as adequações à diagramação, mantidas as proporções. A indicação das páginas localiza-se à direita de cada seção. Os elementos pré-textuais (capa, lombada, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumos, lista de ilustrações, abreviaturas, siglas e símbolos, sumário) não devem constar no sumário.
1.2.ELEMENTOS
Num livro deve incluir os seguintes: plano, desenvolvimento, principais divisões e sua paginação.
Numa revista reportaram-se: titulo, nome do autor ( se forem dois, devem ambos ser mencionámos apenas o primeiro, seguido da expressão “ et alli” ou “ et ali”).