Sismologia
“Tal como a propagação dos raios X permite auscultar o interior do corpo humano ou dos cristais, as ondas sísmicas permitem auscultar o interior da Terra.”
Allégre, C., A Espuma da Terra
SISMOS
Os sismos ou tremores de terra, de cujo estudo se ocupa a Sismologia, são movimentos vibratórios com origem nas camadas superiores da Terra, provocados por uma libertação de energia.
SISMOS
SISMOS
MACROSSISMOS
MICROSSISMOS
(são sentidos pela população)
(não causam danos significativos ou são mesmo imperceptíveis)
SISMOS NO MUNDO
CAUSAS DOS SISMOS
CAUSAS DOS SISMOS
TIPOS DE SISMOS
NATURAIS
Sismos de colapso – devidos a abatimentos em grutas e cavernas ou ao desprendimento de massas rochosas nas encostas da montanha.
Sismos vulcânicos – provocados por fortes pressões que um vulcão experimenta antes de uma erupção e por movimentos de massas magmáticas relacionadas com fenómenos de vulcanismo.
Sismos tectónicos – devido a movimentos tectónicos.
CAUSAS DOS SISMOS
A crosta terrestre está continuamente a ser distorcida por forças que se geram no interior do Globo. Podem ser:
Forças compressivas – os materiais são comprimidos, tendendo a diminuir a distância entre as massas rochosas. Forças distensivas – levam ao estiramento e alongamento do material, aumentando a distância entre duas massas rochosas. Forças de cisalhamento – os materiais são submetidos a pressões que provocam movimentos horizontais, experimentando alongamento na direcção do movimento e estreitamento na direcção perpendicular ao alongamento.
CAUSAS DOS SISMOS
SISMOS NATURAIS
SISMOS TECTÓNICOS
FALHA NORMAL
(distensiva)
FALHA INVERSA
(compressiva)
TEORIA DO RESSALTO
ELÁSTICO – H. F. Reid (1911)
As tensões que se acumulam, na sequência dos movimentos tectónicos, deformam os materiais rochosos no interior da Terra, enquanto a sua elasticidade o permitir.
Porém, a partir de determinado ponto, as