Sismologia
Instituto Politécnico de Tomar
Licenciatura em Conservação e Restauro
Sismologia
Materiais 1
Docente: Eduardo Ferraz
Discentes: Carla Catela – nº13826
Vasco Santos – nº15070
Índice Introdução 2 Sismologia 3 Causas e efeitos dos sismos 4 Determinação do epicentro do sismo 7 Sismos e tectónica de Placas 9 Previsão e prevenção dos riscos Sísmicos 10 Bibliografia 11
Introdução
A sismologia é uma ciência cujo objetivo é determinar as causas naturais para a ocorrência de sismos, as causas de destruição e o método de previsão num curto espaço de tempo. A sismologia dedica-se também à estrutura da Terra desde a superfície até ao núcleo, de forma a compreender os mecanismos da tectónica de placas.
A prevenção de sismos também é uma das áreas de ação da sismologia, de modo que tem sido desenvolvidas várias técnicas construtivas antissísmicas com o uso de materiais e técnicas de construção resistentes. A ação junto das populações também é m fator bastante importante na prevenção de sismos, de modo a diminuir as vítimas mortais dos sismos.
Sismologia
Sismologia é o efeito dos movimentos vibratórios (Sismos) que ocorrem a superfície terrestre, resultantes de uma libertação excessiva e brusca de energia. O conceito abalo sísmico está associado a acontecimentos que resultam de uma perceção dos movimentos vibratórios poe parte das populações. Este tipo de agitação e designado por macrossismo, tendo origem numa rotura tectónica ou erupção vulcânica. Por outro lado, a grande maioria dos sismos não causa danos e são impercetíveis pelas pessoas, sendo designados por microssismos. Os sismos resultam do movimento dos solos quer por origem natural (agitação dos mares e ventos), quer artificial (trânsito, actividade industrial, exploração de minas, etc.).
A destruição das construções como casas, pontes, prédios, etc. aliados a incêndios, roturas de barragens e ao movimento em massa são a causas da