Sismologia
Ala metodológica
TEORIA
Do ressalto elástico
PRINCÍPIOS
1º Os sismos são movimentos vibratórios que ocorrem na superfície terrestre originados por uma libertação de energia. 2º Um sismo não é um processo geológico isolado, frequentemente é precedido por uma sucessão de pequenos abalos, designados por abalos premonitório. 3º Após o abalo principal, considerado como o mais forte, ocorrem sismos de menor magnitude, designados por réplicas. 4º As rochas atingem o limite máximo de acumulação de energia, pelo que num dado ponto a resistência das rochas à tensão é excedida, ocorrendo uma falha.
5º Ondas sísmicas: libertação de energia acumulada sobre forma de calor. 6º Foco ou hipocentro: zona localizada no interior da Terra onde ocorre a libertação de energia. 7º O ponto da superfície que fica na vertical do foco chama-se epicentro. 8º A energia libertada no foco propaga-se a partir deste ponto, sob a forma de ondas sísmicas. 9º A energia emitida a partir do foco propaga-se segundo superfícies esféricas, com centro no próprio hipocentro, transmitindo-se a perturbação em todas as direções. 10º No interior da Terra, são transmitidas ondas designadas ondas de volume. 11º As ondas internas podem, atingir a superfície, onde geram ondas superficiais. 12º Os sismos geram falhas ou ativam-nas provocando deslocamento ao longo dos seus planos.
CONCEITOS
Sismo, abalos premonitórios, ondas sísmicas, intensidade, resistência, sismologia, densidade, composição mineralógica, porosidade, foco, falha, ondas superficiais, epicentro, hipocentro, risco sísmico, réplicas, vibração, materiais, teoria do ressalto elástico.
QUESTÃO CENTRAL
Poderão os materiais geológicos influenciar a perigosidade sísmica num dado local?
PROCEDIMENTO
Situação I 1 – Verteu-se areia no copo, até cerca de 2/3 da sua altura.