SINTESE SOBRE A COMPETENCIA 1
SINTESE SOBRE A COMPETENCIA 1
ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Mesmo parecendo não ter nada de novo nesse tema, já que ele deveria fazer parte do dia a dia dos professores, nesse capitulo Perrenoud mostra que não é bem isso o que acontece, por isso, o tema é apresentado como algo novo e necessário, uma proposta para o ensino aprendizagem, onde tira do professor o papel de somente lançar o conhecimento e do aluno de simplesmente receber. O autor mostra que a aula magistral, onde o professor é o Magister e o aluno é o Discípulo que “bebe suas palavras”, diminui o interesse do aluno. Por, o professor que conduz sua aula como conceptor e dirigente de situações de aprendizagem não deixa de ter riscos, isso também pode coloca-lo em cheque sobre sua pertinência e eficácia. Ele também mostra que o professor que tem essa Pedagogia magistral e pouco diferenciada, não dominará as situações de aprendizagem na qual coloca seus alunos.
Perrenoud também aborda que foi necessário um século, de escola obrigatória e magistral para que se começasse a questionar, essa evolução, e como o mesmo retrata “inacaba e frágil” sobre um novo modelo que foque mais no aluno, e nos efeitos didáticos lançados sobre ele. Principalmente sobre aqueles que não aprendem ouvindo lições.
Nessa nova didática é necessário, despender energia e tempo para criar outros tipos de situações de aprendizagem como: situações amplas, abertas, carregadas de sentido e de regulação, as quais requerem um método de pesquisa, de identificação e de resolução de problemas.
O autor também lista, competências mais especificas para colocar em pratica esse novo modelo:
Conhecer para determinadas disciplinas, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem;
Trabalhar a partir das representações dos alunos;
Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem;
Construir e planejar dispositivos e sequencias didáticas;
Envolver os alunos em