design
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) afigura-se como um instrumento com propósito duplo. Por um lado, pretende evidenciar quais as actuais competências comunicacionais do(a) estudante aquando de uma apresentação oral em público. Por outro, perfila-se como plano de acção pessoal, cujo intuito é favorecer o aperfeiçoamento dessas competências no futuro mais próximo.
Elaborado pelo(a) próprio(a) estudante, a preparação do PDI requer conhecimentos do que se entende por comunicação oral eficaz, bem como a familiarização com as técnicas e as estratégias que conduzem a apresentações orais bem-sucedidas. A presente unidade curricular tem perseguido esses objectivos, dotando o(a) estudante de ferramentas que lhe permitam identificar boas práticas. Ao mesmo tempo, tem-se favorecido a tomada de consciência sobre as próprias competências, através de exercícios práticos e feedback do docente e dos pares, o que possibilita a autoavaliação dessas competências.
Na lógica de uma análise SWOT, o PDI requer dois tipos de análise. A primeira, uma análise interna, foca na avaliação das actuais competências comunicacionais, a fim de identificar os pontos fortes e fracos. A segunda, ou análise externa, pretende identificar as oportunidades de desenvolvimento e de posta em prática das competências que se possuem, bem como as eventuais ameaças das que se deva proteger o(a) estudante quando realizar uma apresentação oral em público.
Embora considerado na avaliação do(a) estudante, o PDI deve ser encarado como um instrumento de reflexão, de tomada de consciência e de planificação destinado a uso pessoal.
O plano deverá constar de capa, introdução/enquadramento, análise interna e análise externa. Na capa deverão aparecer os dados do(a) estudante. A introdução/enquadramento poderá ser elaborado com base no conteúdo transmitido em sala de aula, mas também poderá ser complementado com informação extraída de livros sobre a temática. Caso se