Sintese sistema de informaçao
A Teoria Geral dos sistemas foi formulada pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy no inicio da década de 1930, mas foi publicada apenas em 1968. A partir de sua formulação, diversos outros autores desenvolveram o tema, e a teoria dos sistemas é hoje uma formulação teórica que atende as mais diversas ciências.
Outras definições de sistemas:
“sistema é um conjunto de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um conjunto de objetivos”
“sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo”
“sistema é um conjunto de componentes e processos que visam transformar determinadas entradas e m saídas”
Esses conceitos são bastante abrangentes e podem ser aplicados a inúmeras situações do mundo real. São úteis e genéricos o bastante para definir sistemas orgânicos, sociais, econômicos, políticos, matemáticos, físicos e outros.
Todo sistema é composto por entradas, mecanismos de processamento, saídas e a realimentação (feedback).
Ex: O processo de assar um bolo
As entradas são: Farinhas, ovos, açúcar e manteiga.
Tempo e energia também podem ser considerados como entradas do sistema.
O mecanismo de processamento consiste em combinar os ingredientes em uma vasilha de modo a se obter a mistura correta para que se possa assá-la na temperatura adequada e no tempo certo.
A saída será um bolo acabado.
A realimentação é a constatação de um bolo doce demais, muito mole, sem gosto ou cru. Isso provocará uma nova entrada no sistema de modo a alterar sua receita inicial.
O exemplo do bolo procure considerar como um subsistema, a etapa inicial de mistura dos ingredientes antes mesmo de assá-los, neste caso a saída desse subsistema, que consiste exclusivamente em assar o bolo, tendo como entrada a massa crua. Essa visão de sistemas e subsistemas contribui para que sistemas grandes possam ser melhor compreendidos quando seus subsistemas forem estudados