Código Genético e Síntese de proteína
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa para explicar o que é código genético e síntese de proteína. A ideia de que o gene transporta uma informação, a informação genética, que diz á célula qual a proteína ou a enzima que ele deve fabricar, surgiu pela primeira vez com um físico George Gamow.
Os elementos para raciocinar estavam no fato de que os genes controlam a síntese das proteínas, portanto os genes devem conter informação sobre a natureza dessas proteínas. Essas informações devem se apresentar através de um código, o código genético. As molecas do DNA são consideradas as mestras da vida. São elas que têm as instruções de como produzir todas as partes de um novo ser vivo. Essa capacidade do DNA é exercida através do controle da síntese de proteínas, o componente básico de todos os seres vivos. Ao decorrer desse trabalho iremos explicar mais detalhadamente o que é o código genético e a síntese de proteína, como é feita a tradução gênica, o que acontece na codificação gênica e no código degenerado, a fabricação de RNA, como é realizada a transcrição gênica e o mecanismo da síntese da proteína.
2.0 – Desenvolvimento
2.1 – Código Genético e Síntese de Proteína
A decifração do código genético por Nirenberg, Ochoa eKhorana, no início de 1960, foi uma das mais espetaculares descobertas científicas do século XX. O código genético é um sistema de armazenamento de informações hereditárias, as quais comandam todo o funcionamento celular. A decifração do código genético mostrou que o controle do metabolismo das células é fundamentalmente o mesmo desde as bactérias até a espécie humana, reforçando as evidências de que todos os seres vivos atuais tiveram ancestrais em comum.
Cada célula de nosso corpo está produzindo, a cada instante, centenas de tipos diferentes de moléculas de proteínas, as quais irão determinar o funcionamento, o tamanho, a forma e a estrutura das células.
Pode-se dizer, sem risco de engano, que