Fundação de Brasília
Brasília está situada na Região Centro-Oeste é a capital da República Federativa do Brasil, localizada no território do Distrito Federal. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, sendo a 3ª capital do Brasil. A partir desta data iniciou-se a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
Muitos anos antes em 1891 a Assembléia Constituinte aprovou a mudança da capital para o interior do país. Neste mesmo ano o Presidente Epitácio Pessoa lança a pedra fundamental da nova capital do Brasil, no Morro do Centenário em Planaltina estado de Goiás. Ele atendia ao pedido de alguns deputados. Em 9 de junho de 1892, 22 membros da Missão Cruls partiram carregados de equipamentos e foram demarcar a área da futura capital no Planalto Central. Foram sete meses de muitas caminhadas e trilhas percorridas a pé ou em mulas descobrindo a imensidão do Planalto Central. Mas nada aconteceu durante algum tempo.
Em 1956 o Presidente Juscelino Kubitscheck acompanhado de uma comitiva presidencial, entre eles o arquiteto Oscar Niemeyer visitaram o Planalto Central e foram recepcionados pelo Governador de Goiás Juca Ludovico. Nesta visita foram determinadas várias melhorias de estradas, prédios provisórios para os operários das obras e inclusive o Projeto do Palácio da Alvorada.
No dia 19 de setembro de 1956, foi lançado o edital para o concurso de plano piloto, que estabelecia o prêmio de 1 milhão de cruzeiros para o autor do projeto vencedor. A nova capital nascia sob o signo de uma grande aventura e havia a expectativa de se encontrar um projeto que emprimisse a contemporaneidade e a ousadia esperada de Brasília.
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa , que venceu o concurso entre vários outros projetos audaciosos. Lúcio Costa planejou uma