Custo Padrão e Formação do preço de venda
O método do custo padrão tem como função principal fornecer suporte para o controle de custos da empresa, proporcionando um padrão de comportamento para os custos. "O custo padrão é a determinação antecipada dos componentes do produto, em quantidade e valor, apoiada na utilização de dados de várias fontes, com validade para determinado espaço de tempo"
Existem três tipos de Custo-Padrão: Custo-padrão ideal, corrente e estimado.
O custeio padrão é estabelecido para os materiais, a mão-de-obra e os custos indiretos. Onde veremos que os materiais, consideram-se todos os fatores passíveis de modificação, destacando-se a especificação, a quantidade, o preço, a taxa de aproveitamento, as perdas naturais etc. Para a mão-de-obra, considera-se o tempo de execução de cada etapa, o período médio de tempo improdutivo, a taxa horária de cada componente da equipe, as alterações salariais, etc. Para os custos indiretos, há dificuldade para estabelecer um padrão.
Em qualquer empresa e estabelecimento comercial para que seja bem sucedida um dos fatores importantes são os preços de vendas de seus produtos. Para isso precisa-se escolher, o melhor método a ser aplicado.
O preço ideal de venda deve cobrir todos os custos do produto e serviços e ainda proporcionar o retorno desejado pela empresa. Mas para que esse objetivo seja alcançado, os preços devem ser competitivos.
2. Conceito de custo-padrão
Custo-Padrão como uma medida de eficiência, pois quando colocado em comparação com os custos reais, ele fornece oportunidade de controle e avaliação de desempenho no sentido de buscar o curso esperado. Tal discrepância do objetivo do custeio são os desvios resultantes dessa comparação, que após sua identificação devem ser investigados e a medidas corretivas acionadas, bem como acompanhadas até que os seus efeitos sejam plenamente alcançados.
3. Finalidade do custo-padrão
A finalidade do Custo-Padrão é o controle dos custos, tendo como