ONCOLOGIA
Disciplina: Cuidados paliativos em Oncologia
Responsável: Luciana R. P. Dantas
Contatos: 61-8566 06 29- lrpdantas@gmail.com
Identificação da tarefa: Tarefa 4.1. Primeira tarefa final da disciplina. Fórum de discussão.
Pontuação: 10 pontos de 40
A bioética, enquanto ética aplicada, tem necessariamente duas dimensões inseparáveis: um aspecto descritivo, outro prescritivo. Escreva sobre tais aspectos e cite ações práticas da enfermagem mediante estes aspectos.
De acordo com o texto
O aspecto descritivo consiste em analisar, de forma racional e imparcial, os argumentos em jogo numa disputa de interesses e valores à luz de alguma teoria moral subjacente. Este aspecto pretende dar conta da situação em que o homem “se autoobserva”naquilo que ele faz conforme suas concepções de certo e errado, e ajudando se pelo exercício da argumentação para justificar seus atos perante alguma instância julgadora que o transcende. Esta autoobservação se acompanha de uma pretensão de distanciamento do objeto observado [o si-mesmo em interação com o(s) outro(s)] em vista de atingir algum patamar de imparcialidade, a partir do qual poder julgar “objetivamente”, isto é, com isenção. O objetivo é testar e ponderar os argumentos em seus contextos específicos, quer dizer, explicitá-los, avaliá-los e, quando for possível, destacar qual deles deva ser considerado o melhor ou o menos ruim.
Em outros termos, este papel crítico descritivo da bioética consiste em detectar o argumento mais pertinente e convincente, e que permita escolher, dentre as atitudes possíveis, aquela que mais se adapta a uma situação específica em vista de obter os resultados melhores ou, quando isso não for possível, os menos ruins em termos de consequências.
Entretanto, por ser um ato de auto observação, este distanciamento, e a conseguinte “isenção”, sempre estarão sob suspeita por parte de terceiros, que poderão legitimamente duvidar do observador ser um mero observador. De