A Importância de Um Índice de Preço Próprio numa Economia Desindexada
ATPS CUSTOS E FORMAÇÃO DE PRECOS
1º Etapa – Passo 1 e 2
Controle de custos é definido como um conjunto de técnicas e recursos aplicados para acompanhamento e redução de gastos. Para isso faz-se necessário à análise de algumas diretrizes básicas, ou seja, cada empresa define a melhor estratégia para controle. A metodologia aplicada em determinado segmento, nem sempre será o mais eficaz para outro.
O sucesso na execução e implantação desse processo énecessárias pessoas qualificadas, conforme Eunir de Amorin Bomfim (PLT 182 de 2010) diz, POR MAIS INTELIGENTE QUE SEJA NENHUM SISTEMA DE CONTROLE E ANÁLISE PODERÁ SUPRIR A INCOMPETÊNCIA DOS GESTORES DE UMA EMPRESA.
Por isso deve-se optar por sistema simples, o que também agregará um custodeve-se capacitara equipe a utilizar a ferramenta. Pessoas capacitadas definem o sucesso e a eficiência de um sistema, indispensável também que os operadores tenham pleno conhecimento dos processos de produção, assim como devem estar definidas as áreas a serem controladas.
Define-se gastos como o acumulo de despesas com produção de bens e serviços, bem como tudo o que estiver relacionado com as despesas com venda e pós venda custos diretos e indiretos, fixos e variáveis.
Custos diretos:são aqueles quepodem ser medidos, tais como matéria prima e salário.
Custos indiretos: não podem ser medidos. (aluguel)
Custos fixos: independem do volume de produção.
Custos variáveis: dependem do volume de produção
Outra forma de avaliar os custos é pelo sistema de custos por produção e processo.
Produção: cada elemento de custo é acumulado separadamente, isto atende as necessidades de controle de estoque, pois acompanha o fluxo físico do material, além de gerar a informação em um único documento. Isso possibilita visualizar o custo unitário do produto, detalhado por cada tarefa concluída, porem pode gerar elevado custo administrativo. Por utilizar-se de um