relatorio sobre ph
Os valores de pH obtidos experimentalmente foram muito próximos aos valores já estipulados na tabela, havendo apenas uma pequena variação devido a imprecisão das medidas dos indicadores. Portanto, é possível averiguar de modo aproximado o pH de uma solução, a partir da cor obtida.
5.5. O que são espectros de absorção? Explique. Que tipos de moléculas apresentam absorção no ultravioleta e/ou no visível?
Espectro de absorção é a representação gráfica que relaciona o comprimento de onda (λ) e a absorbância, indicando a faixa de λ em que um composto apresenta maior capacidade de absover luz.
A espectrofotometria visível e ultravioleta é aplicada para determinações de compostos orgânicos e inorgânicos, como, por exemplo, na identificação do princípio ativo de fármacos ou na determinação quantitativa de compostos contendo grupos absorventes.
A região ultravioleta do espectro é geralmente considerada na faixa de 200 a 400 nm, e a região do visível entre 400 a 800 nm. As energias correspondentes a essas regiões são ao redor de 150 a 72 k.cal/mol na região ultravioleta, e 72 a 36 k.cal/mol para a região visível. A absorção da região visível e ultravioleta depende, em primeiro lugar, do número e do arranjo dos elétrons nas moléculas ou íons absorventes. Então o pico de absorção pode ser relacionado com o tipo de ligação que existe na espécie que está sendo estudada.
Nos compostos orgânicos, os que possuem dupla ligação absorvem fortemente no ultravioleta remoto. Os compostos que possuem ligações simples e duplas alternadamente, chamadas de ligações conjugadas, produzem absorção em comprimentos de ondas maiores. Quanto mais extenso for o sistema conjugado, mais longos serão os comprimentos de onda absorvidos,