Sistema neuro-hormonal
“Síntese proteica”
Curso EFA – Nível Secundário
Áreas de competência chave
Sociedade Tecnologia e Ciência: UC 7 - Fundamentos
DNA O DNA, molécula na qual é armazenada toda a informação genética, é um polímero de unidades que se repetem, os nucleótidos. Estes são constituídos por um grupo fosfato, uma pentose (a desoxirribose, no cado do DNA) e uma base azotada. Fig. 1 – Nucleótido de DNA.
Fig. 1 – Nucleótido de DNA.
Os nucleótidos diferenciam-se entre si pelas suas bases, podendo estas ser: Adenina, Timina, Citosina e Guanina. Estas ligam-se sempre consoante a sequência A-T e C-G, ou seja, a Adenina liga-se sempre à Timina e a Citosina sempre à Guanina. O DNA é uma molécula tridimensional com algumas características especificas: * É formado por duas cadeias polinucleotídicas enroladas em hélice, estando estas cadeias unidas por pontes de hidrogénio que se estabelecem entre as bases azotadas; * O emparelhamento das bases complementares forma os “degraus” da moléculas de DNA, possuindo os mesmo comprimento e encaixando uniformemente na dupla hélice; * Os nucleótidos destas moléculas estão ligados por ligações covalentes que se estabelecem entre o grupo fosfato de um nucleótido e a desoxirribose do nucleótido seguinte; * Fig. 2 – Molécula de DNA.
Fig. 2 – Molécula de DNA.
As duas cadeias polinucleotídicas da dupla hélice desenvolvem-se em direcções opostas. Quando uma cadeia está em crescimento, cada novo nucleótido liga-se pelo grupo fosfato (5’) ao carbono 3’ do último nucleótido da cadeia, repetindo-se este processo sequencialmente no sentido 5’-3’. Estas cadeias dizem-se, assim, antiparalelas. Embora o DNA seja formado por apenas quatro nucleótidos diferentes, o número e a sequência dos nucleótidos definem a informação nele armazenada. Esta informação encontra-se armazenada em pequenos segmentos de moléculas de DNA, os genes. Todo o conjunto de genes que constitui num individuo