SistemaEndócrino
FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DO
CORPO HUMANO
1. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SISTEMA ENDÓCRINO
1.1.
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS E HORMONAS
O sistema endócrino implica a segregação de sinais químicos para o aparelho circulatório, sendo que estes são libertados por glândulas endócrinas e vão influenciar tecidos que se encontram distantes delas.
SISTEMA
ENDÓCRINO
GLÂNDULAS
ENDÓCRINAS
HORMONAS
O sistema endócrino está envolvido no controle das funções metabólicas corporais, controla a velocidade das reacções químicas nas células, o transporte de substâncias através das membranas celulares e outros aspectos do metabolismo celular. O sistema endócrino não apenas ajuda a regular a actividade dos músculos lisos, do músculo cardíaco e de algumas glândulas, mas afecta virtualmente todos os outros tecidos. Possui inter-relações funcionais não só com o sistema neuronal, mas também com o sistema imune, integrando as repostas.
O organismo, para além das glândulas endócrinas, possui também glândulas exócrinas, no entanto, estas não fazem parte do sistema endócrino, uma vez que as suas secreções são destinadas ao exterior.
TIPO DE GLÂNDULA
ENDÓCRINA
LOCAL DE LIBERTAÇÃO
MEIO DE TRANSPORTE
EXEMPLO
Interior
Corrente sanguínea
EXÓCRINA
Exterior
Ductos
Supra-renais, tiróide, hipófise. Glândulas sudoríparas, lacrimais.
Os produtos das glândulas endócrinas são as hormonas, que podem ser definidas como um sinal químico e apresentam um conjunto de atributos, nomeadamente:
São produzidas em quantidades reduzidas por um conjunto de células;
São segredadas para os espaços intersticiais;
Entram no aparelho circulatório, através do qual são transportadas;
Actuam em tecidos específicos, chamados tecidos alvo, noutra parte do organismo, para influenciar a sua actividade de um modo específico.
As hormonas podem ser proteínas ou lípidos. Algumas hormonas proteicas podem estar associadas a glícidos