Desenvolvimento motor normal de 24 a 30 meses
24 meses: chuta uma bola sem perder o equilíbrio, corre mas não consegue parar de repente, anda de costas, sobe e desce escada segurando o corrimão, anda em linha reta, na ponta dos pés e dirige o velocípede em círculos.
Sua linguagem já está mais elaborada. Com dois aninhos a criança já tem capacidade de compreender cerca de 200 palavras e fala umas 50. Inventa palavras para denominar coisas e objetos que tem contato diário. Mas ainda usa muitos gestos e mímicas para se comunicar, especialmente com outras crianças.
Constrói frases com 2 ou 3 palavras, inclusive frases negativas e interrogativas, usa verbos e pronomes.Quando fala de si, usa a terceira pessoa: “nenê faz bagunça”, “nenê quer bola”. Já sabe muito bem o que significa “meu” e emprega essa palavrinha a todo instante, especialmente quando um amiguinho tenta pegar seu brinquedo. Isso mostra a sua noção de propriedade das coisas e seu ciúme, que é uma característica bem marcante nessa fase.
.Corre bem sem cair
.Sobe e desce escada
.Chuta bola
.Folheia paginas de livro uma por uma
30 meses: É também nessa idade que a criança entra na fase do “que isso?”, sua curiosidade é tanta que ele passa o dia fazendo perguntas. Está tentando entender o mundo e sua sede de conhecimento é enorme. Os pais precisam ter paciência e didática para explicar as coisas.
Suas habilidades são bastante diversas. Consegue carregar um copo cheio d’água sem derrubar e encaixar blocos sem dificuldade. É atraído por brincadeiras de “encher e esvaziar”, “alcançar e tocar”, “montar e desmontar”. Sua nova descoberta é que consegue se equilibrar num pé só.
Vestir a criança nessa fase começa a ser mais fácil, já que eles cooperam com a tarefa e ajudam a mamãe a vestir a camiseta, calçar o sapato, fechar o zíper.
.Imita andar na ponta dos pés
.Salta com os dois pés
.Tenta equilibrar-se em um pé só
.Sustenta o lápis com os dedos
36 meses: Seu desenvolvimento postural permite subir