Corpo, Movimento e Psicomotricidade. Desenvolvimento
Fabiana Matos Santos
PEDAGOGIA
AP IV – Corpo, Movimento e Psicomotricidade.
Desenvolvimento Funcional
São Paulo
2014
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. O desenvolvimento motor depende da maturação do sistema nervoso, da biologia, do comportamento e do ambiente.
Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança em todos os aspectos (sociais, intelectuais e culturais). Quando a criança não tem um bom desenvolvimento, acaba se refugiando do meio que não domina deixando de realizar ou realizando com pouca frequência, determinadas atividades.
A escola pode atuar como mediadora do ensino, os professores tem um papel fundamental na responsabilidade do desenvolvimento infantil. Cabe à escola planejar seus conceitos através do projeto político pedagógico.
Este deve cuidar de forma especial para que as crianças não corram nenhum risco, que venha atrapalhar seu desenvolvimento motor. A atividade pedagógica é a melhor maneira de desempenhar bem o controle motor das crianças.
Resumo
Sabe-se que o desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança. Verificou-se as fases de desenvolvimento da criança até os 18 meses de vida e como a estimulação precoce, principalmente em crianças nascidas pré-termo e com baixo peso, pode fazer a diferença em uma idade mais avançada da criança.
Palavras chave: Desenvolvimento motor, fases de desenvolvimento, estimulação precoce.
Introdução
O aprimoramento motor é o ponto de partida de todo o desenvolvimento motor da criança. A independência adquirida com a locomoção e a manipulação de objetos ampliou a visão de mundo do ser humano, contribuindo e levando-o a progredir