SISTEMA ENDOCRINO E TEGUMENTAR
Sistema Endócrino
O sistema endócrino é constituído pelo conjunto de glândulas endócrinas, que são responsáveis pela produção de secreções denominadas hormônios. Este sistema em conjunto com o sistema nervoso controla todas as funções do nosso organismo.
Sistema endócrino é formado por órgãos pouco volumosos e localizados em regiões diversas, essas glândulas não possuem ducto ou ductos excretores, por isso lançam seus produtos de secreção como hormônios e substâncias químicas diretamente na corrente sanguínea.
O correto quanto à nomenclatura anatômica é registrar glândulas endócrinas e não sistema endócrino, pois as glândulas não possuem conexão entre si, mas estas têm relação intima com o sistema onde se encontram.
1.2 Glândulas
1.2.1 Glândula Pineal
A glândula pineal, epífise neural é uma glândula endócrina mínima, que tem o formato de uma pinha, o fruto do pinheiro, situado próximo ao centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Ela tem cerca de cinco milímetros de diâmetro e está fixada por meio de hastes.
Há várias controvérsias sobre as tarefas que cabem a esta glândula, pois muitos estudiosos creem que ela não detém atualmente nenhuma função específica, ou seja, ela seria simplesmente o que se conhece como órgão vestigial. Mas algumas certezas parecem existir, como a de sua contribuição no equilíbrio dos ciclos considerados vitais, especialmente o do sono, e na regulação dos esforços sexuais e reprodutivos. 1.2.2 Órgão subcomissural
Órgão subcomissural é uma saliência abaixo da comissura posterior situada no epitálamo (sistema nervoso centra l), produz um hormônio que age na camada cortical da glândula supra-renal (adrenal) que, por sua vez, produz aldosterona, hormônio regulador do metabolismo de sais minerais no corpo. 1.2.3 Grândola Hipófise
A hipófise é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o