Sistema tegumentar e sistema endócrino
TEGUMENTAR
ANATOMIA
PROFESSORA
DANIELE COMINO NALOTO
UNIP SOROCABA 2013
Sistema endócrino
Conceito:
As glândulas endócrinas são um grupo de órgãos (algumas vezes referido como glândulas de secreção interna) cuja função principal é produzir e secretar hormônios diretamente no interior da corrente sanguínea.
Os hormônios atuam como mensageiros para coordenar atividades de várias partes do corpo, por isso alguns autores se referem à elas como parte ou subsistema.
Composição:
Glândulas endócrinas
As principais glândulas endócrinas são a hipófise, a tireoide, as paratireoides, os testículos e os ovários.
Durante a gravidez, a placenta também atua como uma glândula endócrina além de suas outras funções.
O hipotálamo( Sistema nervoso) secreta vários hormônios que estimulam a hipófise: alguns desencadeiam a liberação de hormônios hipofisiais e outros a suprimem. Algumas vezes, a hipófise é denominada glândula mestra por controlar muitas funções de outras glândulas endócrinas. Alguns hormônios hipofisiais produzem efeitos diretos, enquanto outros simplesmente controlam a velocidade com que outros órgãos endócrinos secretam seus hormônios.
A hipófise controla a velocidade de secreção de seus próprios hormônios através de um circuito de retroalimentação (feedback) no qual as concentrações séricas (sanguíneas) de outros hormônios endócrinos a estimulam a acelerar ou a alentecer sua função.
Nem todas as glândulas endócrinas são controladas pela hipófise.
Algumas respondem de modo direto ou indireto às concentrações de substâncias presentes no sangue:
A medula adrenal (parte da glândula suprarrenal) responde à estimulação direta do sistema nervoso parassimpático.
Muitos órgãos secretam hormônios ou substâncias similares aos hormônios, mas,geralmente, eles não são considerados órgãos endócrinos.
Alguns desses órgãos produzem substâncias que atuam somente na área próxima de sua liberação, enquanto outros não