Sintese Sistema de Informação: que ciência é essa?
Sistema de Informação: que ciência é essa?
Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. Journal of Information Systems and Technology Management. Vol. 2, No. 2,2005, pp. 151-166
A obra
Sistema de Informação: que ciência é essa? Composta de resumo, introdução e conclusão. Fora dividida em 5 partes fora o resumo. Dos autores José Rodrigues Filho e Gilson Ludmer, busca levar ao leitor uma idéia sobre o que é Sistema de Informação diferente da que se vem sido passado pelos professores nas escolas de administração e editores de algumas revistas. A princípio, o autor se perde na tentativa de conceituar a Ciência da Informação, focando-se tão somente em deixar claro que há uma séria diferença entre a raiz desta ciência e o que se é pregado pelas academias. Para ele, Sistema de Informação é um campo de estudo que se preocupa com alguns componentes básicos da Tecnologia da Informação (TI), a saber: tecnologia, desenvolvimento, uso e gerenciamento, razão pela qual existem problemas em defini-lo exatamente.
Os próprios autores definem sua visão sobre o objeto do estudo. A partir daí, discorre sobre as características institucionais do Sistema de Informações em diversos lugares do mundo, mas antes, retrata um pouco da historia e sobre os grandes centros no mundo que contribuem na formação do pensamento em SI, Europa e América do Norte. Pode-se ressaltar o uso de estrangeirismos. Há, no campo do Sistema de Informação, uma tendência por parte dos estudiosos em focalizar a parte realmente prática de áreas denominadas de “hard”. Soma-se a isso a influencia de pesquisadores da ciência da computação e da engenharia, levando aos resultados se voltarem mais para questões técnicas do que organizacionais e sociais. O autor posiciona-se então contrário a esta visão, taxando-as como “incapazes de lidar com o mundo organizacional cada vez mais complexo e turbulento, com perspectivas humanas conflitantes”.