sintese metodologia de ensino da matematica
Atualmente a Matemática apresenta-se como um produto pronto e acabado, onde os alunos devem chegar até a resposta esperada pelo professor, levando a uma aprendizagem mecânica. Fica evidente a necessidade de haver um uso dentro da metodologia da matemática onde o professor e o aluno trabalhem em conjunto como agentes críticos no processo de ensino-aprendizagem. Sugere-se que de 1ª a 4ª série a Matemática seja trabalhada de forma dinâmica evoluindo com suas contradições. Quando aos princípios básicos que fundamentam a Matemática, o professor deve estar consciente de que seus princípios estão relacionados às tendências da Educação. Quanto as diferentes abordagens requer do professor o conhecimento e análise das mesmas.
A= GEOMETRIA
O ensino da Geometria nos últimos anos tem sido praticamente instinto, o meio que nos rodeia é essencialmente geométrico, logo o ponto de partida do processo de construção do conhecimento da criança são as relações que ela estabelece com o mundo que a cerca.
B= MEDIDAS
Nas quatro primeiras séries iniciais, o estudo de Medidas deve despertar no aluno, a percepção de que o mundo é composto de elementos que podem ser medidos.
C= ARITMÉTICA
A postura interacionista entende que a Aritmética busca desenvolver o ser pensante, possibilitando o aluno a habilidade de pensar.
Operações Fundamentais
Compreende-se por operações fundamentais as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, porque são a base para todas as operações existentes. A preocupação do educador deve ser voltada para o raciocínio da criança, que está ligado ao conhecimento lógico matemático.
ADIÇÃO= Encerra dois tipos de ação: juntar ou acrescentar.
SUBTRAÇÃO= Envolve as ações de retirar, completar e comparar.
MULTIPLICAÇÃO= Envolve ideias de adição de parcelas iguais e raciocínio combinatório.
DIVISÃO= Existem duas ideias básicas de divisão: repartir e medir.
JOGOS, BRINCADEIRAS E DESAFIOS
São