Relação Filme 300 - A Ascenção do Império e a Educação Física
O filme “300 – A Ascensão do Império” começa com a revolta dos persas Artemísia (uma vingativa comandante da marinha persa) e Xerxes (um mortal que virou deus) com a morte de Dario I no 1º filme, deram então início a jornada de vingança, continuando a campanha contra a Grécia.
Temístocles procurou unir toda a Grécia contra os Persas. Depois de Xerxes ter invadido Atenas, ele atraiu a marinha persa liderada por Artemísia e a enfrentou com aproximadamente 300 embarcações e a derrotou.
A relação do filme com a Educação física é muito grande, por exemplo no filme a exposição dos corpos atléticos dos soldados exaltavam a força que esses homens possuíam, força que conseguiram através de muito treino, desde criança eram preparados fisicamente para a guerra. Atualmente a Educação Física tem feito isso, preparado, treinado cada vez mais as pessoas para elas alcançarem os seus objetivos, quer seja vencerem corridas, lutas, olimpíadas ou simplesmente buscarem emagrecer, cuidar da forma física, praticar atividades, etc.
A educação física do passado reflete diretamente na educação física atual, como no filme, além da força, treinamento para a guerra, os soldados aprendiam desde pequeno as técnicas e táticas para serem os melhores em batalha, atualmente não é diferente, os atletas utilizam muito das técnicas e táticas para vencerem nas competições, para serem os melhores, usar não somente o corpo mas também o raciocínio para vencerem e alcançarem seus objetivos.
O filme é muito importante para compreender com mais facilidade o desenvolvimento da atividade física no decorrer da história da humanidade, observar que mesmo na época em que o filme se passava, o corpo e as atividades físicas eram muito importantes, claro que naquela época o objetivo era vencer batalhas, porem atualmente a educação física é muito importante para muitas coisas, um exemplo é a prevenção de doenças.