Teatro e a Matemática
Escutamos relatos de que a disciplina de matemática é de difícil aprendizado, muitas vezes pela forma que o professor explica em sala de aula, outras pela dificuldade dos alunos. Há quem diga que o modelo esta de ensinar matemática esta ultrapassado. O propósito da Educação Básica é preparar o individuo para ingressar em uma universidade ou prepara-lo para a vida profissional. Este trabalho visa mostrar diversas experiências bem sucedidas realizadas por professores de matemática. Existe todo um trabalho para realizações das peças, que vai desde a preparação do cenário, a escolha do tema, os conceitos e as ideias vão tomando formas e a participação, o aprendizado, o conhecimento adquirido com o entusiasmo, de uma forma alegre e lúdica, ficarão guardados para sempre na memória. Mostraremos através de relatos a similaridade entre o teatro e matemática.
Justificativa
No Ensino fundamental da Educação Básica, principalmente nas séries do 6º ano ao 9º ano do Ensino fundamental, tem-se percebido as dificuldades dos alunos em aprenderem a matemática, o que consequentemente prejudica os alunos para continuarem seus estudos. O que percebemos que há a necessidade clara de renovação, pois segundo alguns estudos o ensino da matemática esta ultrapassado, é necessário uma renovação na forma de ensinar matemática, uma forma que permita os professores criarem situações que auxiliem os alunos a compreenderem melhor o conteúdo.
O teatro vem como uma metodologia facilitadora no processo ensino aprendizado no Ensino da Matemática e do Desenho Geométrico.
Objetivo Geral:
Tratar o Teatro como sendo ferramenta lúdica de múltipla eficiência na atividade docente em relação ao ensino da matemática.
Objetivo Específico:
Conhecer experiências vivenciadas por professores que fizeram uso do teatro para despertar estímulos positivos em relação à matemática, bem como, o ponto de visto dos alunos inseridos nos teatros.
5-Problema
De que maneira o teatro pode auxiliar o