sintese manual da usp
Discente: Débhora Padilha
Introdução à Economia UFMT 2014/2 13/10/2014
Síntese parte introdutória Manual de Economia da USP
Capitulo 1-Introdução à Economia
Primeiramente o texto fala sobre o desenvolvimento do estudo e as teorias e métodos da investigação cientifica, diz o manual de economia da USP; ““... a investigação científica consiste em relacionar questões formuladas sobre o comportamento dos fenômenos e a sua evidência empírica. Na verdade, existe uma preocupação constante na formulação das leis que governam o comportamento dos fenômenos. Se a evidência for pequena ou nula, torna-se impossível padronizar-se o comportamento do fenômeno, e devem-se reformular as hipóteses formuladas sobre o seu comportamento’’. Na agronomia produzimos experimentos que até podem ser controlados se for desconsiderado questão climática fora do padrão esperado, já na Economia é necessário esperar pelo fator tempo para desenvolver observação a fim de serem utilizadas como evidencias no teste das hipóteses sobre o comportamento dos experimentos.
Existem duas concepções para a teoria economia segundo os autores: a organicista que faz uma analogia entre economia e biologia, os seres vivos como um todo e a mecanicista que faz analogia entre Física e Economia, chegando à conclusão que ‘’ A Economia repousa sobre os atos humanos e é por excelência uma ciência social’’. Hoje em dia a tendência de ter resultados cada vez mais precisa e bem próximos da realidade em relação aos fenômenos econômicos, é quase impossível fazer analises frias e numéricas e desconsiderar (isolando) as complexas relações do ser humano nas atividades econômicas.
A definição de Economia o economista americano Paul Samuelson: "Economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos", ao mesmo tempo em que ela é