Relação entre consumo de energia elétrica por parte da indústria e PIB
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Relação entre consume de energia elétrica por parte da indústria e o PIB
Ribeirão Preto
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 1
2. Metodologia 1
3. Dados 2
4. Resultados 4
5. Conclusões 6
6. Referências Bibliográficas 6
APÊNDICE A - Script do R 7
RESUMO
O trabalho mostra a relação entre o consumo de energia elétrica da indústria brasileira com o PIB, fazendo a análise através de dados coletados do IPEA de janeiro de 1995 até março de 2013. Para isso foram utilizados cálculos estatísticos e econométricos como Mínimos QuadradosOrdinários, testes de heterocedasticidade (Breusch-Pagan e White) e MínimosQuadradosGeneralizados.
Palavras-chave: energia elétrica, PIB, econometria
1. Introdução
A relação entre consumo de energia e renda tem sido muito discutida em debates sobre crescimento econômico e relação com o meio ambiente. Até hoje não há consenso se é o consumo de energia que afeta a renda ou se é a renda que afeta o consumo, ou ainda, se eles não têm nenhuma correlação entre si1.
O objetivo deste trabalho é estimar uma relação entre PIB e consumo de energia da indústria brasileira, sendo o primeiro, a variável endógena. Espera-se que a relação entre eles seja positiva, ou seja, os dois cresçam juntos ao longo do tempo, independentemente da relação de causalidade entre as duas bases de dados observadas.
2. Metodologia
Será estimado um modelo de regressão linear entre as duas bases de dados. Esse modelo considera que há uma relação linear entre as duas variáveis e estima um valor condicional esperado para a variável endógena ao modelo. Y – variável endógena, no caso, o PIB. α – é o intercepto do modelo com o eixo Y. β – representa a inclinação da reta estimada. X – variável exógena ao modelo, no caso, o consumo de energia elétrica por