Quimica organica
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS
ENGENHARIA FLORESTAL
REAÇÕES E MECANISMOS
MANAUS – AM
2011
JARDEL RAMOS RODRIGUES
21100634
REAÇÕES E MECANISMOS
Trabalho solicitado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Química Orgânica da Universidade Federal do Amazonas.
MANAUS – AM
2011
Sumário
Introdução 4 1- Tipos de reações 5 1.0 Reações de substituição 5 Figura 1; reação de substituição 5 1.1 Reações de adição 5 1.2 Reações de eliminação 5 1.3 Reações de rearranjo 6 2.1 Modo simétrico 6 2.2 Modo assimétrico 6 Referências bibliográficas 7
Introdução
Reações orgânicas são reações químicas envolvendo compostos orgânicos.Os tipos básicos de reações da química orgânica são reações de adição, reações de eliminação, reações de substituição, reações de rearranjo ou transposição e reações redox. Em síntese orgânica, reações orgânicas são usadas na construção de novas moléculas orgânicas. A produção de muitas substâncias pelo homem, tal como drogas, plásticos, a fabricação depende de reações orgânicas.
As mais antigas reações orgânicas são a combustão de combustíveis orgânicos e a saponificação de gorduras para fazer sabão. A moderna química orgânica inicia com a síntese de Wöhler em 1828. Na história do Prêmio Nobel de Química tem havido premiados pela invenção de reações orgânicas específicas tais como a reação de Grignard em 1912, a reação de Diels-Alder em 1950, a reação de Wittig em 1979 e a metátese de olefina em 2005.
Os fatores governando as reações químicas são essencialmente os mesmos de qualquer reação química. Fatores específicos para as reações químicas são aqueles que determinam a estabilidade de reagentes e produtos tais como conjugação, hiperconjugação e aromacidade e a presença e estabilidade de reativos intermediários tais como radicais livres, carbocátions e carbânions.
Um composto orgânico pode coexistir de muitos