sintese dom casmurro
Autor: Machado de Assis
O livro é o relato do adultério do ponto de vista do marido traído e a temática de ciúmes e polêmicas em torno do caráter de Capitu. O narrador-personagem se mostra um ser inseguro um tanto quanto sarcástico. E Capitu sempre sagaz, porém enigmática.
A história se passa no final do século xix , composta de realismo e é uma literatura de investigação psicológica. O momento e posterior ao surgimento cientifico filosófico que mudou o contexto da literatura, na tentativa de se explicar todos os fenômenos sociais e humanos através da ciência e da observação atento os fatos. E nesse mesmo momento ocorre um grande questionamento na sociedade em relação ao futuro como um todo.
No livro Capitu é vista como uma mulher avançada e independente, muito diferente da mulher vista como modelo da sociedade patriarcal do século xix. Ela representa duas categorias sociais no Brasil oitocentista: as mulheres e os pobres, (já que Capitu vêm de família humilde) a suposta traição não se trata somente de uma questão conjugal é mais uma condenação de classes.
A questão central apontada por Machado no livro não e o adultério e sim como ele introduz o problema e a questão do papel da mulher brasileira do século xix, de forma inovadora na literatura.
O contexto histórico da época e repleto de mudanças sócio-políticas e intelectuais; e o período do cientificismo que procura resultados exatos para explicar o mundo, a abolição da escravatura (1888), proclamação da república (1889),a entrada de imigrantes no pais e a modernização do pais.
Dom casmurro é uma obra enigmática narrada na 1º pessoa e é construída por flashback de um velho solitário, amargurado e desiludido. O livro permanece com a dúvida sobre o adultério de Capitu.