sintese do salicilato de metila
RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
SÍNTESE DO SALICILATO DE METILA
2014
INTRODUÇÃO
O salicilato de metila, caracterizado como éster orgânico, é utilizado em larga escala na produção de analgésicos e anti-inflamatórios. Na síntese do salicilato de metila por esterificação, a ausência de ácidos fortes faz esta reação ocorrer lentamente, mas se refluxados com pequenas quantidades de ácido sulfúrico ou ácido clorídrico concentrado a velocidade desta reação pode aumentar, ou seja, com a ajuda de catalisadores a velocidade da reação aumenta.
O Salicilato de metila é obtido das folhas de Gautheria Procumbens e da casca da Bétula lenta, ou ainda obtido por síntese. Aplicado na pele, tem ação irritante e rubefaciente, além das ações analgésicas e antiinflamatórias característica dos salicilatos. É amplamente utilizado no alívio de dores musculares, dores reumáticas, mialgia, nevralgia e torcicolo.
É um composto orgânico de fórmula molecular C8H8O3, éster, solúvel em álcool e ácido acético glacial, pouco solúvel em água, pode ser obtido pela via sintética por meio da reação de esterificação do ácido salicílico e metanol.
Uma reação de esterificação é aquela em que se forma um éster. Esse tipo de reação ocorre entre um ácido carboxílico e um álcool, formando também água, além do éster. A reação de esterificação é considerada uma reação reversível de álcool junto com um ácido orgânico ou inorgânico, produzindo éster e água.
OBJETIVO
Promover uma reação de esterificação entre o ácido salicílico e o metanol para a obtenção do éster salicilato de metila.
MATERIAIS
Foram utilizados os seguintes materiais:
Ácido salicílico
Metanol
Ácido sulfúrico concentrado
Solução de NaHCO3 5%
Banho maria
Balança
Erlenmeyer
Pisseta com água destilada
Sulfato de sódio anidro
Manta de aquecimento
Suporte com garras
Balão de fundo redondo de 125 mL
Provetas de 10, 25 e 50 mL
Condensador
Vidro de relógio
Funil de separação