Transformadores
O enrolamento ligado à fonte de alimentação é chamado de primário, enquanto o ligado à carga é chamado de secundário. Os dois enrolamentos podem ter número de espiras diferentes ou iguais em cada um deles, como veremos com mais detalhes adiante.
Na figura abaixo, temos a representação comum de um transformador:
*Princípio de Funcionamento*
Transformadoras são máquinas elétricas cujo principio de funcionamento se baseia na lei de Faraday. A lei de Faraday diz que “Todo condutor atravessado pelas linhas de força de um campo magnético variável sofre a indução de uma tensão proporcional à variação do fluxo que passa por ele”. A situação abaixo, mostrada nas figuras 1.2 e 1.3, pode ser usada para ajudar na compreensão da lei de Faraday. Nela, podemos observar a bobina A sendo alimentada por uma fonte de corrente alternada e com isso um campo magnético variável é gerado. Se aproximarmos a bobina B perto o suficiente, o campo magnético variável ira conduzir uma força eletromotriz (F.E.M) na bobina B. Essa propriedade é chamada de Indutância Mútua.
A relação entre as tensões, as correntes e as potências entre as bobinas pode ser resumida na fórmula abaixo:
I1 / I2 = V2 / V1 = N2 / N1
Em que I = Corrente, V = Tensão, N= número de espiras, 1 = Enrolamento primário e 2 = Enrolamento secundário; logo, I1 = Corrente do enrolamento primário, I2= Corrente do enrolamento secundário, assim por diante.
Um transformador que tem as bobinas