sintese do salicilato de metila
Materiais utilizados:
• √ Balão volumétrico de 250 mL
• √ Proveta de 25 mL
• √ Pedras de ebulição
• √ Condensador
• √ Bico de Bunsen
REAGENTES: Ácido acético (C3H4O2) Ácido sulfúrico (H2SO4) Álcool Isoamílico (CH3)2 CHCH2CH2OH)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Iniciando o experimento, com a utilização de uma proveta adicionou-se 22 mL de ácido acético, 54 mL de álcool isoamílico e 2 mL ácido sulfúrico em um balão (250 mL). Montou-se o sistema de refluxo e foram adicionadas algumas pedras de ebulição para garantir uma ebulição tranqüila. Ficou por aproximadamente uma hora em ebulição.
.
RESULTADO E DISCUSSÃO:
Foi utilizado o sistema de refluxo, e ter-se como finalidade a formação de um éster através de uma reação de um ácido orgânico com um álcool.
O método usado foi a esterificação de Fischer, reagindo-se ácido acético com álcool isoamílico e ácido sulfúrico como catalisador, pois este permite que o equilíbrio seja atingido rapidamente, e que o rendimento seja o mesmo em um menor espaço de tempo.
CONCLUSÃO
Os químicos combinam compostos naturais e sintéticos para preparar aromatizantes. Estes reproduzem aromas naturais de frutas, flores e temperos. Geralmente estes flavorizantes contêm ésteres na sua composição, que contribuem para seus aromas característicos. (PINTO, 2006)
No caso do acetato de isoamila, tem odor de aromatizante de banana
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
. Função do Ácido Sulfúrico
O H2SO4 concentrado utilizado nesta síntese atua como catalisador, portanto ele não é consumido durante a reação, é continuamente regenerado. O ácido atua protonando o oxigênio da carbonila do ácido, assim aumentando a eletrofilicidade deste carbono. O álcool nucleofílico realiza a adição à carboxila ativada levando à