sintese Salicilato de Metila
Em laboratório o grupo realizou a síntese de ácido salicílico e o metanol para obter o salicilato de metila. Com esse procedimento analisamos as reações, aroma e discutimos as suas principais características.
Aprendemos qual o papel do acido sulfúrico na reação e por que no final da reação é necessária a adição de bicarbonato de sódio. Salicilato de metila conhecido também por éster metílico do acido salicílico, óleo de gaultéria e outros é um composto químico de formula (C8H8O3). Esse medicamento tem varias funções na indústria farmacêutica em medicamentos para dores nas articulações e musculares, também é utilizado em perfumaria e sabores de doces.
Palavras Chave: Salicilato de metila; Síntese; Laboratório.
1 INTRODUÇÃO
O salicilato de metila apresenta a fórmula C8H8O3, é utilizado em medicamentos, em casos de dores articulares e musculares. Está presente em fragrâncias de cosméticos, produtos de higiene pessoal, de limpeza e terapêuticos.
O salicilato de metila ou hidroxi - 2 – benzoato de metila, tem propriedade anestésica e anti-inflamatória que vem sendo muito explorada pela indústria farmacêutica. É utilizado como aromatizante para vários tipos de produtos, como balas e doces, pesticidas, organofosforados.
O salicilato de metila é metabolizado na derme e tecidos subcutâneos através de reações de hidrólise formando salicilato, que pode atuar no mecanismo de ação das cicloxigenases, devendo ser evitado o uso de aquecimento e oclusão no local de aplicação, para evitar aumento da absorção percutânea.
Parcialmente solúvel em água, trata-se de um componente opticamente inativo que possui um intenso e irritante odor peculiar. A propriedade analgésica desta substância vem sendo amplamente explorada e o Gelol é um exemplo indicado para tratamento local de manifestações reumáticas, torcicolos, bursites, artrite etc. Esse procedimento experimental teve como principal objetivo promover uma reação de sintetização entre o ácido salicílico e o metanol