Sintese do Litro, Afinal, o que é Literatura?
Em primeiro momento o texto nos fala do processo mental de associação entre a palavra , literatura e um rol especifico de obras.Quando ouvimos falar em literatura,normalmente nos vem a cabeça as obras de Machado de Assis,Gonçalves Dias,Guimarões Rosa,José de Alencar,entre outros.Pensamos como se a literatura fosse apenas um conjunto de textos,um fato concreto.
“ Segundo Willians (1979), esse é um sistema de abstração poderoso,e por vezes proibitivas, no qual o conceito de literatura é ativamente odeológico”. De acordo com o texto [...] O aspecto ideológico dessa associação reside no fato dele apagar ou encobrir para todos nós a ideia de que o conceito de literatura constriu-se e constrói-se através de um processo que é social e histórico do mesmo tempo.
O texto nos mostra que só apartir da segunda metade do século XVIII a ideia moderna da literatura,(como uma arte particular), veio a ser formulada como uma categoria especifica de criação artística, que resulta num determinado conjunto de textos, e desenvolvida de forma mais completa no século XIX.
[....] A literatura relaciona-se a capacidade de ler e de, portanto, possuir conhecimento, erudição e ciência.
A literatura ela engloba tanto o conhecimento dos indivíduos sobre vários ramos do saber, quanto o amplo conjunto de textos que propicia o conhecimento.
A partir do final do século XV, a literatura passou a ser adquirida por meio de textos impressos, e nessa época a literatura era atributos de poucos, destinava-se particulamente as classes privilegiados.
Para designar os textos imaginativos eram utilizadas as palavras poesia, eloquimica, verso de prova.
De acordo com o texto as primeiras mudanças do uso de literatura como “conhecimento”, “saber”, “errudição”, para o uso diferente, agora relacionado a ideia de