Gestao de pessoas e o estudo do caso do outro lado da mesa
Origem: As atividades de administração de recursos humanos surgiram no inicio do século XX, apresentando uma evolução significativa a partir da década de 20. O fortalecimento do movimento sindical, que surgiu como um instrumento de defesa dos trabalhadores ás situações negativas de ordem econômica e social, contribuíram, e muito, para o desenvolvimento da administração de pessoas naquela época. A carência de mão – de – obra devido à explosão da 1º Guerra Mundial foi outro importante detalhe que valorizou as funções de recursos humanos que se caracterizaram pelo controle de pessoas, a administração salarial e o recrutamento pessoal.
Objeto de estudo: O enfoque de Gestão de Pessoas baseia-se no desenvolvimento, ele está preocupado com o crescimento e desenvolvimento das pessoas no sentido de atingir níveis mais altos de competência, criatividade e realização, uma vez que as pessoas sejam o recurso central em qualquer organização e qualquer sociedade, a função de Gestão de Pessoas, tem como objetivos encontrar atrair e manter as pessoas de que a organização necessita. A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível á mentalidade que predominam nas organizações.
Situaçoes proficionais:
A Gestão de Pessoas se divide em:
• Provisão de recursos humanos: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
• Aplicação de Recursos Humanos: INTEGRAÇÃO, DESENHO E ANÁLISE DE CARGOS;
• Desenvolvimento de Recursos Humanos: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL;
• Manutenção de Recursos Humanos: BENEFÍCIOS SOCIAIS E RELAÇÕES TRABALHISTAS;
• Monitoração de Recursos Humanos: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE RH.
Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O recrutamento é feito a partir das