elementos
Olá! Seja muito bem-vindo(a) à segunda aula de Português Instrumental na modalidade EAD. Que tal refletirmos um pouco sobre o que é o ato de comunicar?
Começaremos essa aula com uma provocação: em todos os momentos do nosso dia a dia estamos nos comunicando? Mesmo quando dormimos. Você concorda ou discorda? Pare um pouco e reflita sobre isso.
Daqui a pouco retomaremos esse assunto, combinado?
A força e a importância da comunicação são de uma multiplicidade infinita. A todo instante, o homem sofre o impacto desse processo. A vida e o comportamento humano são regidos pela informação e pela persuasão, pela palavra, sons, gestos, símbolos e expressões faciais. Todas as atividades procuram desenvolver e ampliar as habilidades de comunicação por meio de experiências reais.
O Processo de Comunicação é mais simples do que imaginamos. O teórico Francis
Vanoye define a comunicação como o processo pelo qual os seres humanos trocam informações entre si. Já nessa definição, encontramos os mais importantes elementos do ato de comunicar: o emissor, o receptor ("seres humanos") e a mensagem
("informações").
Outros três elementos constituem o ato de comunicação: o código, o canal e o contexto. Vamos estudar cada um desses elementos nesta nossa segunda aula.
Também podemos afirmar que a Comunicação é um processo dinâmico baseado em um intercâmbio de informações entre sujeitos e/ou objetos. Envolve sistemas simbólicos (normas gramaticais, sintaxes) e culturais entre as partes, intermediados por algum tipo de suporte técnico ou ferramentas.
A comunicação é ampla. A fala, a escrita, imagens, sons, gestos, até mesmo o silêncio transmite alguma carga informacional sobre ideias e emoções. Assim, a todo instante estamos participando de algum processo de comunicação.
De uma maneira informal, podemos afirmar que comunicar é por algo em comum.
Você aluno(a), possui uma informação X. Ao comunicar,