Sintese do filme A Condenação!
Em 1983, Kenny Waters (Sam Rockwell) foi condenado à prisão perpétua por um bárbaro assassinato em Massachusetts (EUA), do qual, segundo suas amantes, gabava-se de ter cometido. No entanto, sua solidária irmã Betty Anne (Hilary Swank, vencedora do Oscar de melhor atriz por "Meninos não choram" e "Menina de ouro") está convencida de que o rapaz é inocente.
Os irmãos não têm condições de pagar um advogado e o destino de Kenny estava fadado a uma cela. O amor fraterno, porém, fala mais alto e Betty, uma garçonete mãe de dois filhos pequenos, volta a estudar para prestar uma faculdade de Direito e, assim, defender seu irmão. Mesmo que para isso tenha de sacrificar a convivência com seus filhos e marido.
Como o julgamento é baseado em interpretações de namoradas de Kenny e a criminalística forense ainda patinava na análise das provas, Betty vê aí uma oportunidade de remediar o final trágico de seu irmão. Para isso, contará com a ajuda da amiga Abra Rice (Minnie Driver), muleta moral da protagonista, em um caso que se prolongou até 2002.
Trata-se, portanto, de uma história de amor e dedicação, cujo desfecho