Sintese de Proteinas
TRANSCRIÇÃO: é o fenômeno por meio do qual o DNA passa para o RNAm o código genético nele contido. Isso acontece pela ação da enzima denominada RNA Polimerase (poli=muitos e mero=partes). Os promotores, sequência regulatória dos genes, possuem sequências de nucleotídeos comuns (conservadas), a RNA Polimerase as reconhece e liga-se a essas sequências iniciando a síntese da molécula do RNA, que pode ser o RNAm (mensageiro), RNAt (transferência ou transportador) ou RNAr (ribossômico).
A molécula do RNAm contém a informação para produzir proteínas, a do RNAt tráz os aminoácidos e na molécula do RNAr uma enzima promove a ligação peptídica.
TRADUÇÃO: no retículo endoplasmático liso, REL, o RNAm apresenta as trincas de bases (chamadas códons) aos ribossomos e esses decodificam a mensagem nelas contidas atraindo os anticódons do RNAt com os respectivos aminoácidos que, por meio de ligações peptídicas formam um dipeptídeo, depois um tripeptídeo, um polipeptídeo e assim por diante, até sessenta e nove aminoácidos.
Temos, então, um polipeptídeo. Acontecendo mais uma ligação peptídica teremos setenta aa. e a molécula será então chamada PROTEÍNA.
Com a chegada dos ribossomos o retículo endoplasmático passa a ter o aspecto todo granulado passando a chamar-se retículo endoplasmático rugoso, RER
Para que aconteça uma ligação peptídica é necessário que a hidroxila do grupo ácido (OH) se ligue ao hidrogênio do grupo amina (H) formando uma molécula de água. Aí, o carbono (C) do grupo ácido se liga quimicamente ao nitrogênio (N) do grupo amina.
A transcrição acontece no núcleo da célula e a tradução ocorre no citoplasma.
Quem participa da síntese de proteínas?
Cístron (gene) é o segmento de DNA que contém as informações para a síntese de um polipeptídeo ou proteína.
O RNA produzido que contém uma seqüência de bases nitrogenadas transcrita do DNA é um RNA mensageiro.
No citoplasma, ele será um dos componentes