Síntese de proteínas
Ativação de aminoácidos O agente desta etapa é o RNAt (RNA transportador), que está ligado de forma específica a cada um dos 20 aminoácidos encontrados nas proteínas.
Fazem extenso pareamento de bases intracadeia, e atua no posicionamento dos aminoácidos na sequencia prevista pelo código genético, no momento da síntese protéica. A sequencia de três bases que formam o anticódon complementam o códon de RNAm.
✓ Tradução A tradução é o processo em função do qual se formam as seqüências de aminoácidos que constituem as proteínas, a partir de uma seqüência correlativa expressa pelo ARN mensageiro, numa linguagem de bases nitrogenadas. Assim, de um fragmento de ADN dado, que contém a informação precisa para que se forme uma proteína concreta, obtém-se uma cópia, a qual é o ARNm que guiará diretamente o processo de tradução. Ao ARNm unem-se vários ribossomas que, ao se deslocarem, efetuarão um autêntico processo de "leitura química".
Cada grupo de três bases do ARNm -- por exemplo GCC -- corresponde na linguagem nucleotídica a um aminoácido dado, neste caso a alanina.
O ribossoma reconhece por meios químicos o caráter desse