Sintese de planejamento
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS SOCIAS E AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
C.C. PLANEJAMENTO EDCUCACIONAL
DO. ANA CLÁUDIA
DI. TERESA NATÁLIA
SÍNTESE
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: Plano de Ensino–Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
O objetivo principal do livro é dar auxilio a prática educativa e convidar o leitor a fazer uma reflexão, que possa fazer com que os professores, possam aprender a agir, a mudar, a avançar, deixar para trás o conceito de que planejar é “chato”, fazendo uma intervenção no processo da transformação.
Celso Vasconcellos identifica alguns problemas tidos pelos professores em relação ao planejamento (a limitação do trabalho, é fora do real, e que se gasta bastante tempo para elaborar e pouco para rever e analisar), o problema não esta na construção do planejamento, mas sim, no realizá-lo, no desejo de busca o real sentido do planejar, deixando de lado o idealismo de que é algo obrigatório.
A alienação é entendida como uma desorientação que o transforma em pessoas dominadas, porem, não é algo sofrido por membros somente da educação. O educador antes de tudo está inserido no mundo como cidadão sendo atingido pela alienação de uma forma mais geral, enquanto profissionalmente participa de uma alienação através do conjunto do seu trabalho.
Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, visando mudança, uma atividade que faz parte do nosso dia a dia, faz parte do ser humano, e, juntamente, agir de acordo com essas ideias antecipadas.
Quando se fala em processo de ensino e aprendizagem, é importante deixar claro a necessidade de planejar, refletir sobre sua ação antes, durante e depois de sua prática letiva, porque está se tratando de algo muito serio que ter uma boa qualidade.