Contabilidade Social
Semestre: 1º
Programa
Área Científica (Secção): Economia
Cordenador: Mário Fortuna
Docente: Fátima Sequeira Dias
E-mail: mfdias@uac.pt
Gabinete: 2
Página Oficial do Docente: http://www.uac.pt/~fdias
Horário de Atendimento: quarta-feira das 8h30 às 12H30
Sinopse Compreender o contributo dos autores mais significativos, em cada época, para o progresso do pensamento económico.
Objectivos de Aprendizagem Traçar a evolução do pensamento económico desde o pensamento pré-científico até ao contributo dos pensadores actuais para a ciência económica. Compreender o pensamento clássico e neoclássico. Seguir as linhas de continuidade e de ruptura no pensamento económico até aos nossos dias.
Resumo dos Conteúdos A ciência económica antes de Adam Smith; O nascimento da Escola Clássica, com a Riqueza das Nações; A economia política e a Revolução industrial. A revolução marginalista; As teorias do imperialismo; O pensamento económico desde a Teoria Geral de Keynes até aos nossos dias.
Enquadramento nas Licenciaturas É uma disciplina da licenciatura, aconselhando-se os discentes a se matricularem também na disciplina de Responsabilidade Social e Empresarial, pois será um complemento importante para a sua formação humanística.
Avaliação
Regime de Frequência Duas frequências (19 de Novembro e 7 de Janeiro) com a ponderação de 60% e uma recensão crítica de um livro (40%).
Regime de Exame
Conteúdos Programáticos
1- A ciência económica antes de Adam Smith
1.1- O pensamento grego e romano
1.2- O pensamento medieval
1.3- O mercantilismo
1.4- François Quesnay e a fisiocracia
Bibliografia GERAL
DENIS, Henri, História do Pensamento Económico. Lisboa, Livros Horizonte, 1982, 4ªed.
EKELUND, Robert B. e Robert F. Hébert, História de la Teoria Económica y su Método. (1992), Madrid, Mac Graw-Hill, 2004, 3ªed.
SCHUMPETER, Joseph A., History of Economic