professor
PRÓ-REITORIA DE ENSINO SUPERIOR
ROTEIRO DE ESTUDOS NÃO PRESENCIAIS
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
ELABORADO POR:
1ª EDIÇÃO/2013
Curso(s): Engenharias
Componente curricular:
Período: 3º
Ano: 2014
Semestre: 01
MÉTODOS, FERRAMENTAS
Código: 90453
COMPUTACIONAIS E TECNOLÓGICAS II
Carga horária: 70 h
Presencial: 40 h
Não presencial: 15 h
Professor (a):
1
Mestre em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Graduada em Matemática pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). É docente nos cursos de graduação da Universidade de
Uberaba (UNIUBE) nas modalidades presencial e a distância (Programa de Ensino a Distância). Atua nas áreas afins de Matemática, Estatística e Bioestatística.
1
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
FABÍOLA EUGÊNIO ARRABAÇA MORAES
Introdução
Neste roteiro, iniciaremos nosso percurso de Estatística. Em particular, no primeiro momento, vamos refletir sobre a aplicação de estatística no seu dia a dia, visando a compreensão dos conceitos de forma clara e concisa.
Faremos uma introdução à Estatística Descritiva, que, em geral, se ocupa do levantamento, organização, classificação e descrição de dados em estudo. Você verificará que a descrição dos dados facilitará a compreensão dos fatos envolvidos no estudo. A descrição se apresenta por meio de tabelas, gráficos ou outros recursos visuais, além abranger o cálculo de parâmetros representativos desses dados.
É sabido que parâmetro (MORETTIN, p. 183) é a medida usada para descrever uma característica numérica populacional. Genericamente representaremos um parâmetro por (lê-se theta).
Especificamente, representaremos a média por (lê-se mi), a variância por 2 (lê-se sigma ao quadrado) e o coeficiente de correlação por (lê-se rô), os quais são alguns exemplos de parâmetros populacionais. Estudaremos os procedimentos estatísticos descritivos, os quais permitem elucidar dúvidas, obter conclusões ou mesmo possibilitar a